Curadoria
A Bienal Oswaldo Goeldi, assim denominada pela Câmara Municipal de Taubaté em 2018, foi incluída no Calendário Oficial do Município através da Lei 5507/2019, com a intenção de realizarmos uma bela mostra física. Entretanto, em virtude do cenário atual, a mostra foi replanejada para ser apresentada de forma virtual.
Mais uma vez fomos surpreendidos pelas adesões e qualidade artística dos trabalhos apresentados, com participação massiva de artistas brasileiros e estrangeiros que abraçaram este projeto.
Destacamos também os veículos de divulgação, que dinamizaram e legitimaram nosso esforço conjunto, caminhando para uma ampla rede de organismos culturais existentes, que uma vez movimentados fomentam a cultura de regiões diversas. Consideramos esse aspecto ao optarmos por produzir a Bienal Oswaldo Goeldi, para que ela se tornasse algo mais próximo de todos os públicos, interligando as pessoas e seus órgãos de cultura como forma de difundir a arte e compartilhar experiências.
Procuramos dar notoriedade a todos os artistas, principiantes, profissionais e mestres, que se miscigenaram na forma mais abrangente da difusão da arte para compor esta bela mostra. Este trabalho não se finda nesta exposição virtual, aliás está apenas no início do que está por vir, através de novos projetos e novas ideias para o próximo ano.
Agradecemos a todos os colaboradores, jurados e artistas que acreditaram e abraçaram este desafio com a certeza de que os próximos anos estarão consolidados por todos artistas que participaram e ajudaram a escrever a história da I Bienal Oswaldo Goeldi.